Compartilhe amor, ‪#‎doesangue‬.

 

Hoje o assunto do blog é especial, dia 25 de novembro é dia nacional do doador de sangue, esse dia serve para homenagiar a todas as pessoas que separam um tempo durante sua rotina do dia para ser doador voluntário. Mesmo com várias campanhas o número de doadores não é o bastante e em determinada épocas do ano o número de doações caem muito. Então este post é para você que sempre quis ajudar alguém, mas não sabe como, reserve uns minutinhos no seu tempo doando sangue! Doar sangue não doi  e a quantidade tirada não faz falta ao doador, ajude a salvar alguém e fazer a alegria na vida de quem precisa esse ato voluntário salva muitas vidas, além daquelas que precisam diariamente de transfusões.


Quem pode doar?


É preciso se identificar com documento oficial com foto, na hora da doação, e ter, no mínimo, 16 anos completos e no máximo 69 anos. Para os doadores menores de 18 anos, é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal durante o processo de doação. 

O doador deve pesar no mínimo 50 kg, ter pulso com características normais, com frequência entre 60 e 100 bpm. O doador não deve doar em jejum, nem após uma alimentação gordurosa. Deve fazer uma refeição leve antes da doação, e apresentar boa saúde. A menstruação normal não contra-indica a doação.


fonte: doe sangue

Quem não pode doar?


Impedimentos temporários: Pessoas gripadas, resfriadas, grávidas (esperar até 90 dias depois do parto normal até 180 dias depois do parto cesariana), mullheres em fase de amamentação, pessoas que beberam álcool (esperar 12 horas), pessoas que fizeram tatuagem ou piercing nos últimos seis meses; pessoas que fizeram exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos seis meses; Comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

Impedimento definitivo: Hepatite após os 10 anos de idade; Evidência de hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas; Uso de drogas ilícitas injetáveis; Malária.


Intervalo entre as doações:


  • Homens - 60 dias (máximo de 04 doações por ano).
  • Mulheres - 90 dias (máximo de 03 doações por ano).


Onde doar sangue, no Recife:


HEMOPE – Recife
1º (Hemocentro Coordenador)
Rua Joaquim Nabuco, 171 - Graças - Recife |CEP: 52.011-000 
Fone: (81) 3182.4600 |Fax: (81) 3182-4671 
Atendimento: Segunda a sábado, das 7h15 às 18h30, inclusive nos feriados.

GSH – Banco de Sangue de Recife
Avenida Lins Petit, 264 - Ilha do Leite – Recife
Próximo à Praça Chora Menino
Fone: (81) 3038-6122 | 3038-6992
Atendimento: Segunda a sábado | 7h às 18h

Infelizmesnte eu ainda não posso doar, mas posso reforçar essa campanha! O sangue é forma de tratamento para vários pacientes que dependem apenas desse gesto. É muito importante ter o banco de sangue dos hospitais sempre com o estoque cheio, e penso que sozinhos não podemos resolver os problemas por isso fica aqui o convite pra juntos fazermos esse bem.


4 comentários:

  1. AMEI! Era a inspiração que eu precisava para fazer meu post e doar também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Gisa, fico muito feliz de saber disso só fico triste de não poder doar ainda, mas vai chegar um dia kkk

      Excluir
  2. Oi Jhessyk, adorei o post! :D
    Te indiquei em uma tag lá no blog, espero que goste :*
    http://goo.gl/HE6iM7

    ResponderExcluir
  3. Jhessyk acho super importante doar, mas eu sou tão cagona que ainda não tomei coragem pra ir. Mas vou me esforçar e vou!

    Beijinhos :)
    Bru Santos ❤
    www.queseame.com

    ResponderExcluir