7 dicas pra quem está começando no blog!


Primeiro de tudo deixa eu explicar a causa do meu sumiço. Bom eu to muito atarefada no cursinho, muitos seminários e provas práticas porque logo logo eu irei estar estagiando, então imagina a loucura que vai ficar minha vida cursando e estagiando no mesmo dia, todos os dias da semana, pelo menos vou ter folguinha nos finais de semana. Me desejem sorte nessa nova fase porque vou precisar \o/ Enfim vamos ao que interessa. O post de hoje faz parte da blogagem coletiva do grupo Rotaroots  (quem quiser conhecer o grupo é só clicar aqui. ) e esse tema é uma boa pra quem que está começando no blog e sempre procura por dicas ou tem duvidas de como se portar nesse universo e nunca é demais ter um post desses por aqui de vez em quando até porque tudo se atualiza. Let's go


E vamos para as dicas:

Tenha um layout bacana

Pra mim layout é a base de tudo é nele que eu vejo seu jeito, sua organização e seu estilo. Então escolha um tema que você realmente goste e que te faça bem ( do tipo olhar todo dia pra o blog e querer escrever algo). Outra dica também, é organizar seu blog de um jeito que seja fácil de visualizar e agradável aos olhos do leitor, deixe fotos em estilo padrão ( nada de uma maior que a outra ) e texto justificado esses pequenos detalhes contam muito para o leitor e faz voltar mais vezes pelo ambiente agradável que ele encontrou.

A importância do conteúdo!

O design pode estar um amor de lindeza, mas se você não tem um bom conteúdo já começa a perder pontos com o leitor. Primeiro de tudo, escreva corretamente ninguém gosta de textos com erros de português e principalmente quando isso acontece com frequência. não é legal mesmo. E segundo traga conteúdo de qualidade pesquise sobre assuntos, separe por categorias e sempre coloque fotos pode dar o seu melhor que é isso que eles querem, mas você também precisa querer.

Atualização dos posts

Não é postar qualquer coisa todo dia pra não deixar o blog sem post. Assim não ta! Poste quando quiser, quando estiver a fim de escrever e puder ficar um conteúdo legal, sem pressão de nada, o bom é assim, só não pode demorar muito porque os leitores que visitam seu blog vão entrar e vão procuram por algo novo e não vai encontrar e isso não é legal. Uma dica legal é preparar vários posts e ir soltando eles aos poucos, vai ser bem mais prático pra você.

Interação com o leitor

Nunca deixe o leitor de lado, esteja sempre interagindo com ele, principalmente na hora de responder os comentários, eu fico super triste quando comento no post de alguém e esse alguém não responde é como se tivesse nem aí pra os comentários e só pra os números. ai quem disse que eu comento de novo? quase nunca kk. Gente sempre responda os comentários é até uma forma de fazer amizades legais na blogsfera, conhecer pessoas legais e seus blogs fofos!! AAAA outra coisa também, esteja aberto as criticas porque nem sempre tudo vai ser um amor.

Divulgando

Tem que divulgar mesmo! Nas redes sociais, com os amigos em grupos no facebook, mas calma nada de divulgar na doida, pra divulgar nos grupos é preciso respeitar as regras de cada grupo e nas redes sociais divulgue a vontade, faça uma página pro seu blog, um twitter, um instagram colocando coisas que estão rolando no blog com um tempo a curiosidade das pessoas vão surgir e vão visitar e não esqueça de divulgar aos seus amigos não tenha vergonha da sua criatividade.

Se organize

Deixe seu blog organizado, as coisas nos lugares, formas fáceis de localização e visualização, dividindo por categorias ou tags, organize os post também até pra uma melhor visualização quando nos leitores formos ler, lembrando sempre de justificar o texto, organize os conteúdos em rascunhos  e uma boa ideia é baixar os calendários que algumas blogueiras disponibilizam. A blogueira Loma do blog Sernaiotto disponibiliza um Blog Planer Digital que é muito bom pra se organizar, vou deixar o link aqui, caso se interessem. link aqui Lembre-se organização é tudo!


Faça com amor ♥

Tudo que você fizer faça porque gosta e porque se sente bem, não vai adiantar e nem agradar fazer uma coisa que você não quer ou que você está começando a desgostar, se você gosta do que faz, você não vai abandonar o blog por mais que venham empecilhos do tipo: "ah poxa to falando sozinha," "só visualiza e não comenta", ''não sei o que acontece". Gente é super normal passar um tempo assim e esse tempo pode variar em longo ou curto o negócio é ter paciência e nunca desistir daquilo que tu gosta por qualquer motivo. Dê seu melhor e você verá retorno.



Este post faz parte da proposta da blogagem coletiva do grupo Rotaroots. Conheci a pouco tempo, mas já estou amando os conteúdo. Além de motivar a inspiração e a criatividade dos blogueiros trazendo várias propostas legais resgatando o que há de melhor nesse universo.

8 comentários:

  1. Essas dicas foram muito importante pra mim, que estou começando...Adorei esse cantinho, me senti super em casa ♥ Ganhou uma nova seguidora!

    Se quiser conhecer meu cantinho
    http://doceforca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou Carol. Vou conhecer sim amo conhecer novos blogs!

      Excluir
  2. Dicas maravilhosas, principalmente a última! :)

    Adoro os blogueiros que interagem com os leitores, é uma das melhores coisas.

    ResponderExcluir
  3. já vi muita gente postando coisa nada a ver por apenas não deixar o blog sem post, ou então nem responde os comentários, o que é uma pena,para mim o blog é um hobby posto quando sei que vou fazer de coração.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éh Lilian, é mesmo assim que acontece. Eu prefiro mil vez demorar um poquinho pra postar do que tar colocando qualquer coisa só pelo fato de ter que atualizar.

      Excluir
  4. Ainda tem muita gente que erra muito na parte de divulgação, o famoso segue de volta..., acho que de certo ponto de vista elas mesma não confiam que o conteudo que elas produzem é suficiente pra cair no gosto dos leitores, e com isso ela acabam ganhando likes, seguidores e etc vazios, pq ninguem realmente vai ler oq ue elas escrevem, só vao se inscrever ou curtir como uma troca de favores.

    http://www.fotografiasecoisinhas.com/

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas!
    Vejo muita gente criando Blog e querendo ter muitos leitores de um dia pro outro, sem se esforçar pra isso :/
    Mas quando a gente se dedica, o retorno vem!

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir